Consultadoria e Serviços de TI e Contact Center
Cart 0

Consultadoria — Intranet

CMS vs Portal

João Almeida CMS Intranet organização Portal site

CMS vs Portal

Qual a diferença entre um Portal e um Sistema de Gestão de Conteúdos

 

Já algumas vezes nos colocaram a questão sobre qual a diferença entre um Portal e um Sistema de Gestão de Conteúdos(CMS), pelo que este artigo pretende esclarecer esta dúvida.

 

CMS

CMS é um sistema de gestão de conteúdos web, projectado para colocar um negócio online com relativa facilidade. Num nível básico, um CMS vai oferecer recursos como edição simples de conteúdos, controlo de versões, gestão de media, gestão de fluxo de trabalho de aprovação de conteúdo e publicação, modificação de modelos e um painel fácil de usar. Entre as opções mais conhecidas do mercado estão o WordPress, Joomla, Drupal, Movable Type e Tumpler.

 

Portal

O Gartner define “Portal” como ponto de acesso personalizado a informação relevante, processos de negócio e outras pessoas.Os portais dirigem-se a várias audiências, incluindo empregados, clientes, parceiros, cidadãos e diversos mercados verticais.

Um portal é uma plataforma de software utilizada para a construção de sites e aplicações web. Com várias funcionalidades nativas e prontas como: blogs; wikis; permissão por utilizador; fóruns, armazenamento e versionamento de documentos, workflow de aprovação, ferramenta de busca, conectores com algumas plataformas e outras funcionalidades. Os portais oferecem alguns recursos que os tornam uma excelente maneira de criar e gerir aplicações:

. Criação de sites agregando portlets ou gadgets em páginas específicas;

. Conteúdo baseado em níveis de autorização dos usuários;

. Páginas públicas e privadas;

. Páginas de comunidade.

. Integração com plataformas de CRM, tais como: Salesforce e SugarCRM

. Ligação com ERPs como: IBM, Microsoft e Oracle

Exemplos de plataformas de portal são o JBoss, Liferay, Sharepoint, Tibco Portalbuilder, etc. Abaixo pode ver a classificação do Gartner dos portais no mês passado.

Os CMS são ferramentas de gestão de conteúdos, já a ferramenta de portal é uma plataforma de software usada para construir um site e outros tipos de aplicações web. Portanto, podemos dizer que uma solução de Portal contém uma ferramenta de CMS.

 

A melhor plataforma para o seu caso é aquela que tem mais a ver com os seus objetivos de negócio. Se quer um bom portal corporativo para sua empresa, com suporte a diretórios de utilizadores, wikis e integração com outras ferramentas, armazenamento de documentos? Escolha um portal. Se quer uma ferramenta mais simples, apenas para gerir conteúdos, não precisa ter integração nativa com outras ferramentas, tem conhecimentos em html, css e tem disponibilidade de tempo, considere as soluções Open Source.

A escolha da plataforma é a base de todo o desenvolvimento, por isso, é melhor garantir a escolha certa!

 

Quer saber mais e fazer uma escolha segura e acompanhada?

Fale connosco. 

 

Mais info: 

Artigo 1

Artigo 2

Artigo do Gartner

Ler mais →

Sale

Unavailable

Sem stock