Consultadoria e Produtos de TI e Contact Center
Carrinho 0
Shopify secure badge

Gostámos


Parceiros


Suporte e Manutenção

Como perceber se uma loja on-line é fidedigna ou fraudulenta

Stefano Cannavacciuolo Compra Fraude Loja online Phishing

Como perceber se uma loja on-line é fidedigna ou fraudulenta

Realizar uma fraude na internet é muito simples: só é preciso registar um website com dados falsos, criar neste site uma loja on-line que vende produtos a preços competitívos e esperar que alguém caia na armadilha.
Falta de experiência ou uma pequena distração podem fazer com que se engane e seja alvo de uma fraude on-line. Isto traduz-se não somente em perda de dinheiro, mas também na impossibilidade, por razões óbvias, de receber os produtos que tecnicamente foram comprados. Perceber se uma loja on-line ou um vendedor são fraudulentos é essencial.
Segue aqui uma explicação para perceber melhor como isto se faz.

Verificar os contactos e métodos de pagamento
É importante validar se no website consta o número de contribuinte da empresa, o número de telefone fixo (não móvel!) e a morada completa.
É também necessário verificar se a loja on-line dá a possibilidade de pagar com outros métodos de pagamento e não só com cartão de crédito. A maioria das lojas on-line fraudulentas distingue-se das “verdadeiras” por requerem pagamentos só com cartão de crédito. Uma loja on-line seria de confiança se fornecer pelo menos uma alternativa ao cartão de crédito, por exemplo Paypal. E esta possibilidade deve ser concreta, não somente publicitada.
Enfim, faça o possível para fazer compras exclusivamente do seu PC, smartphone ou tablet, quando utilizar seu cartão de crédito ou sua conta Paypal.

Procurar opiniões e comentários dos outros
Antes de comprar qualquer produto numa loja on-line, o melhor é verificar as opiniões de quem fez o mesmo antes de si. Por exemplo, pode procurar nas redes sociais se esta loja on-line tem um perfil social e, possivelmente, controlar as classificações dos outros utilizadores.

Google
Além das redes sociais, pode verificar a veracidade de uma loja ou de um vendedor pesquisando diretamente no Google ou no Google Grupos.
No caso do Google Grupos, aceda ao seguinte site: https://groups.google.com/forum/#!overview
Usando o do campo de pesquisa pode procurar o nome da loja (ou vendedor) junto com a palavra chave “opiniões”, como se estivesse utilizando o Google.pt.


DNS Stuff
Se ainda não encontrou nenhuma informação sobre o vendedor pretendido, provavelmente o website foi criado há pouco tempo. Neste caso, é normal suspeitar que o website não seja de grande confiança. Mas isso não significa que o website não seja fidedigno!
Pode ser então uma boa ideia esperar que alguém faça compras nesta loja e deixe opiniões na net antes de arriscar atrasos ou problemas de qualquer género. É também possível procurar informações mais em pormenor sobre a data de criação do website para perceber quanto o website é novo.
O website a utilizar para esta pesquisa é www.dnsstuff.com. Aqui poderá aceder aos dados sobre o criador do website (este informação nem sempre consta) e controlar a data de criação do website.

Controlar se o website é perigoso
Também os websites fidedignos podem ser alvo de ameaças de qualquer tipo. É sempre boa ideia utilizar um bom antivírus no seu próprio computador, tablet e smartphone.
Outro instrumento útil são as extensões para os web browsers, como MyWOT ou Traffic Light. Os dois funcionam com Mozilla Firefox, e o primeiro também com Google Chrome.

Considerações finais
Desconfie de sites que apresentem uma construção simples e que não forneçam nenhuma informação de segurança que possa ser verificável. Se não tiver a certeza de que se trata de um site ilegítimo, envie uma mensagem ou telefone para a empresa, antes de fornecer qualquer informação.
Procure por um ícone de cadeado em qualquer site de compras. Para ser fiável, o ícone de cadeado deve aparecer na interface de browser e não como conteúdo da própria página.
Evite sites que têm óbvios e abundantes erros de edição.

 

Fontes:

http://www.aranzulla.it/capire-se-un-negozio-on-line-o-un-venditore-sono-una-truffa-587.html

http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1077030#.V_5M3saqtoU

Ler mais →


Atualizar para o Windows 10

Ricardo Silveira cortana microsoft suporte upgrade windows10

Atualizar para o Windows 10

 

Se trabalha num PC, não hesite em atualizar seu sistema operacional para o Windows 10, o sistema operativo já fez o seu 1º ano e desde o seu lançamento estão ativos 270 milhões de utilizadores (dados fornecidos pela Microsoft).

O Windows 10 reintroduz o menu Iniciar clássico, integra um novo aplicativo assistente pessoal comandado por voz, e adiciona características organizacionais úteis como desktops virtuais.

O reinventado menu iniciar à parte, o resto da interface do Windows 10 será bastante familiar para os utilizadores Windows. A barra de tarefas tem recebido alguns bons ajustes cosméticos, mas funciona mais ou menos como ele tem desde o Windows 7. Existem alguns novos atalhos na barra de tarefas, no entanto, que lhe dão acesso rápido às outras duas maiores adições ao Windows 10: Cortana e desktops virtuais.

 

Cortana

Logo à direita do botão Iniciar é uma caixa de pesquisa com um pequeno ícone que se parece com um círculo. Mas isso não é qualquer caixa de pesquisa de idade. Clicando sobre ele abre Cortana, uma aplicação virtual assistente que pode rapidamente guardar notas e lembretes, alertá-lo sobre os atrasos dos voos para as próximas viagens, ajudar a localizar documentos específicos no seu disco rígido, pacotes de trilha e muito mais.

 

Task View

Permite criar tantos desktops quanto você quiser, cada um com diferentes aplicativos abertos sobre eles. Por exemplo, você pode ter um ambiente de trabalho aberto com o software que utiliza. Então você pode mudar para um ambiente de trabalho menos confuso e continuar sua jornada de trabalho com uma barra de tarefas limpa, mantendo todos os seus aplicativos abertos em segundo plano.

 

Fonte:

https://blogs.windows.com/windowsexperience/2016/03/30/windows-10-anniversary-update-brings-new-experiences-and-developer-opportunity/#oYv6ZeoSCfobgwp2.97

Ler mais →


A importância do armazenamento e backup de dados

Fernanda Sousa Fontes

A importância do armazenamento e backup de dados

A falsa suposição mais comum é pensarmos que não precisamos de salvaguardar os dados só porque o computador ou portátil é novo. Acreditamos simplesmente que o equipamento não irá falhar apenas porque é novo mas, apesar dos equipamentos novos serem estatisticamente menos propensos a desenvolver problemas, não são, de forma alguma, infalíveis. Os discos rígidos são imprevisíveis, têm o potencial de falhar a qualquer momento e os dados que contêm, muitas vezes, não são recuperáveis.

Também não temos em conta o quão fácil é danificar computadores portáteis. Uma bebida derramada ou a mala de transporte que caiu pode ser suficiente para colocar um portátil fora da comissão.

Embora geralmente possam ser reparados e a maioria das empresas são sensíveis o suficiente para ter um seguro contra acidentes, o utilizador ainda terá de trabalhar sem o portátil até que esteja reparado, deixando-o sem acesso aos dados que o disco rígido contém.

No mundo empresarial, o armazenamento e backup de dados é essencial. É uma das áreas mais importantes de TI e ainda é também uma das mais ignoradas.

Os dados são informações importantes, tais como os detalhes sobre os clientes e empregados, detalhes sobre as finanças da empresa, as informações relativas ao projeto e muito mais. São vitais para o bom funcionamento de qualquer empresa e é o início indispensável para qualquer plano de continuidade de negócios.

O que é armazenamento de dados?

O armazenamento de dados trata-se da conservação de arquivos de dados em local seguro e ao qual se possa aceder facilmente. Se os dados são o ativo mais importante de uma empresa, então o armazenamento deve ser tão ou ainda mais crucial.

O que é backup de dados?

Fazer o backup significa fazer uma cópia dos arquivos mais importantes. Esses documentos salvaguardados poderão ser recuperados e usados se a cópia original se perder ou danificar. Preferencialmente, a segunda cópia deve ser realizada num local diferente do original e mantidos em ambiente seguro.

Porque devemos fazer o backup?

A perda de dados pode acontecer de muitas maneiras. As causas mais comuns são avarias físicas do computador ou portátil, o erro acidental (eliminar o ficheiro por engano), roubo ou desastres como incêndios, inundações e deixou cair canecas de café! Também é comum que os dados sejam salvos num só lugar, como 'Meus Documentos' no disco rígido. O que significa que, na eventualidade desses dados serem alterados ou eliminados acidentalmente, levaria um tempo considerável e dinheiro para restaurá-los.

Um número crescente de vírus também são um risco para a informação do negócio pois, após infetar o equipamento, muitas vezes apagam ou corrompem os ficheiros. Esta é outra razão pela qual o backup de seus dados é algo tão importante a fazer.

O que devemos ter em conta ao analisar as opções de armazenamento de dados?

Vários fatores entram em ação quando se trata da seleção de opções de armazenamento de dados.

  1. Escalabilidade: O tipo de tecnologia utilizada para o armazenamento de dados deve coincidir com o tamanho global das necessidades da empresa e deve ser capaz de superar o seu crescimento esperado. Os sistemas de armazenamento devem ser concebidos desde o início para dimensionar volumes maiores de dados sem grandes alterações.
  2. Capacidade: O sistema de armazenamento de dados deve ser capaz de cuidar de uma quantidade apropriada de dados. As empresas devem considerar as necessidades de armazenamento de dados atuais da organização e as taxas previstas de crescimento.
  3. Custos: Alguns custos devem ser considerados, tais como os custos de produtividade relacionada com o tempo de inatividade, o custo de aquisição inicial do hardware e software em curso e manutenção de hardware de rede.
  4. Desempenho: Os sistemas de armazenamento devem ser eficientes na prestação rápida de informações ao utilizador.
  5. Fiabilidade: Um ambiente de armazenamento deve garantir que não existem atrasos no acesso à informação mesmo se ocorrer um mau funcionamento ou falha num dos componentes individuais.
  6. Gestão: A partir do momento em que o sistema de armazenamento é concebido e materializado, a empresa deve mantê-lo. À medida que a complexidade de sistemas aumenta, torna-se cada vez mais importante para monitorizar o seu desempenho e gerir o conteúdo com pouca interação e esforço.

 O backup de dados online é uma escolha popular para pequenas e médias empresas, pois não há necessidade de comprar hardware ou software, apenas um pequeno custo mensal.

O cliente escolhe o conteúdo que pretende salvaguardar e o mesmo é encriptado e transferido através da Internet para um centro de dados de alta segurança. Desta forma, os dados estão armazenados na 'cloud' em vez de apenas no seu computador. Depois de terem sido carregados, o cliente pode aceder aos dados a partir de qualquer computador.

É expectável que este conceito de backup online se torne uma prática comum ao longo dos próximos anos para qualquer empresa que valoriza os seus dados.

Outras coisas a considerar ao fazer backup... teste sempre os dados copiados - uma cópia de segurança é inútil se não for possível restaurá-la corretamente. Faça backups regularmente, não vai querer descobrir que a última cópia foi feita há 4 meses. Mantenha os seus backups fora da empresa, pois dessa forma, caso perca os dados devido a um incêndio / inundação / roubo, saberá que pode recuperar as informações importantes para o bom funcionamento da sua empresa.

 

Fontes:

http://www.nasdaq.com/article/the-importance-of-data-backup-cm37061

http://pt.slideshare.net/JohnWard23/importance-of-data-storage-and-backup-50883225

http://www.riscitsolutions.com/news/archived-news/why-you-should-backup

Ler mais →

Sale

Indisponível

Sem stock