Consultadoria e Serviços de TI e Contact Center
Cart 0

A importância do armazenamento e backup de dados

Fernanda Sousa Fontes

A falsa suposição mais comum é pensarmos que não precisamos de salvaguardar os dados só porque o computador ou portátil é novo. Acreditamos simplesmente que o equipamento não irá falhar apenas porque é novo mas, apesar dos equipamentos novos serem estatisticamente menos propensos a desenvolver problemas, não são, de forma alguma, infalíveis. Os discos rígidos são imprevisíveis, têm o potencial de falhar a qualquer momento e os dados que contêm, muitas vezes, não são recuperáveis.

Também não temos em conta o quão fácil é danificar computadores portáteis. Uma bebida derramada ou a mala de transporte que caiu pode ser suficiente para colocar um portátil fora da comissão.

Embora geralmente possam ser reparados e a maioria das empresas são sensíveis o suficiente para ter um seguro contra acidentes, o utilizador ainda terá de trabalhar sem o portátil até que esteja reparado, deixando-o sem acesso aos dados que o disco rígido contém.

No mundo empresarial, o armazenamento e backup de dados é essencial. É uma das áreas mais importantes de TI e ainda é também uma das mais ignoradas.

Os dados são informações importantes, tais como os detalhes sobre os clientes e empregados, detalhes sobre as finanças da empresa, as informações relativas ao projeto e muito mais. São vitais para o bom funcionamento de qualquer empresa e é o início indispensável para qualquer plano de continuidade de negócios.

O que é armazenamento de dados?

O armazenamento de dados trata-se da conservação de arquivos de dados em local seguro e ao qual se possa aceder facilmente. Se os dados são o ativo mais importante de uma empresa, então o armazenamento deve ser tão ou ainda mais crucial.

O que é backup de dados?

Fazer o backup significa fazer uma cópia dos arquivos mais importantes. Esses documentos salvaguardados poderão ser recuperados e usados se a cópia original se perder ou danificar. Preferencialmente, a segunda cópia deve ser realizada num local diferente do original e mantidos em ambiente seguro.

Porque devemos fazer o backup?

A perda de dados pode acontecer de muitas maneiras. As causas mais comuns são avarias físicas do computador ou portátil, o erro acidental (eliminar o ficheiro por engano), roubo ou desastres como incêndios, inundações e deixou cair canecas de café! Também é comum que os dados sejam salvos num só lugar, como 'Meus Documentos' no disco rígido. O que significa que, na eventualidade desses dados serem alterados ou eliminados acidentalmente, levaria um tempo considerável e dinheiro para restaurá-los.

Um número crescente de vírus também são um risco para a informação do negócio pois, após infetar o equipamento, muitas vezes apagam ou corrompem os ficheiros. Esta é outra razão pela qual o backup de seus dados é algo tão importante a fazer.

O que devemos ter em conta ao analisar as opções de armazenamento de dados?

Vários fatores entram em ação quando se trata da seleção de opções de armazenamento de dados.

  1. Escalabilidade: O tipo de tecnologia utilizada para o armazenamento de dados deve coincidir com o tamanho global das necessidades da empresa e deve ser capaz de superar o seu crescimento esperado. Os sistemas de armazenamento devem ser concebidos desde o início para dimensionar volumes maiores de dados sem grandes alterações.
  2. Capacidade: O sistema de armazenamento de dados deve ser capaz de cuidar de uma quantidade apropriada de dados. As empresas devem considerar as necessidades de armazenamento de dados atuais da organização e as taxas previstas de crescimento.
  3. Custos: Alguns custos devem ser considerados, tais como os custos de produtividade relacionada com o tempo de inatividade, o custo de aquisição inicial do hardware e software em curso e manutenção de hardware de rede.
  4. Desempenho: Os sistemas de armazenamento devem ser eficientes na prestação rápida de informações ao utilizador.
  5. Fiabilidade: Um ambiente de armazenamento deve garantir que não existem atrasos no acesso à informação mesmo se ocorrer um mau funcionamento ou falha num dos componentes individuais.
  6. Gestão: A partir do momento em que o sistema de armazenamento é concebido e materializado, a empresa deve mantê-lo. À medida que a complexidade de sistemas aumenta, torna-se cada vez mais importante para monitorizar o seu desempenho e gerir o conteúdo com pouca interação e esforço.

 O backup de dados online é uma escolha popular para pequenas e médias empresas, pois não há necessidade de comprar hardware ou software, apenas um pequeno custo mensal.

O cliente escolhe o conteúdo que pretende salvaguardar e o mesmo é encriptado e transferido através da Internet para um centro de dados de alta segurança. Desta forma, os dados estão armazenados na 'cloud' em vez de apenas no seu computador. Depois de terem sido carregados, o cliente pode aceder aos dados a partir de qualquer computador.

É expectável que este conceito de backup online se torne uma prática comum ao longo dos próximos anos para qualquer empresa que valoriza os seus dados.

Outras coisas a considerar ao fazer backup... teste sempre os dados copiados - uma cópia de segurança é inútil se não for possível restaurá-la corretamente. Faça backups regularmente, não vai querer descobrir que a última cópia foi feita há 4 meses. Mantenha os seus backups fora da empresa, pois dessa forma, caso perca os dados devido a um incêndio / inundação / roubo, saberá que pode recuperar as informações importantes para o bom funcionamento da sua empresa.

 

Fontes:

http://www.nasdaq.com/article/the-importance-of-data-backup-cm37061

http://pt.slideshare.net/JohnWard23/importance-of-data-storage-and-backup-50883225

http://www.riscitsolutions.com/news/archived-news/why-you-should-backup



Publicação Mais Recente


  • Fernanda Sousa Fontes em

    Para mais informações relativamente à questão colocada, poderá pesquisar online por “Best Backup Online” onde encontrará, entre outros, a publicação da PCMag – http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2288745,00.asp

  • Manuel em

    E quais são os melhores fornecedores de backups online?


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

Sale

Unavailable

Sem stock